Thursday, January 25, 2007

A arte de contar histórias...


Antes de existir o marketing, antes de existirem os carrinhos de compras e muito antes dos anúncios televisivos, as pessoas começaram a contar histórias umas às outras. As histórias tornaram mais fácil a compreensão do mundo. As histórias são a única forma que conhecemos de espalhar uma ideia. Os profissionais de marketing não inventaram as narrativas orais. Apenas aperfeiçoaram este estilo.
As histórias são atalhos que usamos por sermos demasiado esmagados pela informação. As histórias que contamos a nós próprios são mentiras que tornam a vida mais fácil num mundo tão complicado. Contamos histórias acerca de produtos, de serviços, de amigos, de pessoas à procura de emprego e, por vezes, até do tempo. Contamos a nós próprios histórias que não podem de todo ser verdadeiras, mas acreditar nessas histórias permite-nos funcionar. Contamos histórias aos nossos cônjuges, aos nossos amigos, aos nossos chefes, aos nossos empregados e aos nossos clientes. Acima de tudo, contamos histórias a nós próprios. Os profissionais de marketing são um tipo especial de mentiroso. Os profissionais de marketing contam as histórias e os consumidores acreditam nelas. Há profissionais de marketing que o fazem bem. Outros há que são péssimos a fazê-lo.

In As Mentiras do Marketing, de Seth Godin © 2007, Editorial Presença

No comments: